Fale Conosco, Ligue: (48) 3466-0533
Ouça ao Vivo
29/09/2022  às 16hs48

Vinhos da Serra Catarinense ganham destaque no enoturismo

Os vinhos de altitude da Serra Catarinense recentemente conquistaram o título de Indicação Geográfica e entrou de vez no roteiro do enoturismo brasileiro.

Com vinhedos localizados a mais de 840 metros acima do nível do mar, a serra catarinense dá origem a uma bebida original, os vinhos de altitude. Nesta região, os frutos têm outra qualidade por que o frio matura a uva mais lentamente.  A diferença das temperaturas entre o dia e a noite e contribuem para dar aromas e sabores mais intensos.

Em nossos estúdios recebemos o enólogo e sommelier Rodrigo Colognese, da Associação de Vinhos de São Joaquim que deu aos nossos ouvintes uma verdadeira aula sobre a elaboração do vinho de altitude na região.

Santa Catarina é uma região que tem ganhado destaque na produção de vinhos finos de altitude e que, inclusive, recebeu em 2020 o selo de identificação geográfica, que reforça a qualidade dos vinhos em relação aos outros produzidos no país, devido às características únicas ocasionadas pelo local de origem.

Muitos degustadores e apreciadores querem saber como funciona a elaboração do vinho. Afinal, o modo de fabricação único e diferenciado é um dos aspectos que torna essa bebida tão fascinante.

Na região, temos o vinho tinto, rosé e branco. O enólogo e sommelier Rodrigo explica a principal diferença entre os três tipos da bebida.

“O que determina um vinho branco ou tinto é a coloração da casca da uva. Vinho branco você tira a casca durante o processo, se você quer um vinho rosé, é feito com uva tinta com pouco contato com as cascas”.

Tendência nova no Brasil, mas já bem difundida no exterior, A serra catarinense é promissora na elaboração do vinho laranja, que são uvas brancas, fermentadas com as cascas.

A forma de guardar as suas bebidas em casa tem influência no seu conteúdo, podendo modificar seu sabor e até a sua aparência. O ideal é manter a garrafa deitada, em um local com luminosidade reduzida e temperaturas abaixo de 20 graus.

Em São Joaquim, cursos de sommelier já são oferecidos através da parceria com o Senac.


...