Fale Conosco, Ligue: (48) 3466-0533
Ouça ao Vivo
29/07/2022  às 20hs04

Unibave assina parceria para implantação do programa Reciclando Medicamentos em Santa Rosa de Lima

Foto: Cristian Veronez Coan

Foto: Cristian Veronez Coan

O Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) firmou parceria com a prefeitura de Santa Rosa de Lima. O acordo prevê a implantação do programa Reciclando Medicamentos, que estimula a doação, o recebimento e o descarte correto de medicamentos. Os medicamentos são recolhidos e encaminhados à Farmácia Universitária que faz a triagem.

No ato de assinatura do termo de cooperação, o prefeito Salésio Wiemes recebeu, em seu gabinete, o reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, e a coordenadora do curso de Farmácia da Universidade, Tamirys Schulz Westphal. Também participaram do encontro a secretária municipal de Saúde, Siuzete Vandresen Baumann, o farmacêutico da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Santa Rosa de Lima, Tiago Michels Bechtold, e a estagiária de Saúde no município, aluna do curso de Farmácia da Unibave, Maria Eduarda Loch Dreon.

Segundo a coordenadora do curso de Farmácia, Tamirys Schulz Westphal, a Instituição busca, constantemente, firmar convênios com os setores públicos e também privados. “O município comprometeu-se a inserir caixas coletoras na unidade de saúde e também em outros locais e encaminhar os medicamentos doados à Farmácia Universitária que fará o destino correto”, explicou Tamirys.

O prefeito Salésio Wiemes comentou que a parceria é um apoio para a população, já que evita o acúmulo de medicamentos nas suas casas. “Na prevenção do descarte incorreto desse material, é fato que não podemos jogar remédios no lixo comum, nem podemos jogar no vaso sanitário, como muitos fazem. Oferecer essa opção vai incentivar os usuários de remédios a evitar esse comportamento equivocado”, destacou.

Sobre o programa

O programa arrecada medicamentos sem condições de uso, que são encaminhados à vigilância sanitária para o descarte correto. Já os selecionados seguem para dispensação, disponível para qualquer pessoa da comunidade, inclusive de cidades vizinhas, por prescrição médica.

A Farmácia Universitária está aberta à população de segunda a sexta-feira, das 13h30 até 17h. O espaço conta com uma farmacêutica responsável e serve de local para estágio dos alunos do curso de Farmácia do Unibave, que realizam as atividades operacionais em Orleans.
Interessados em receber orientação sobre o programa também podem entrar em contato pelo whatsapp institucional do Unibave, no (48) 3466-5600.

Com a colaboração do Assessor de Comunicação de Santa Rosa de Lima: André Bianchini


...