Fale Conosco, Ligue: (48) 3466-0533
Ouça ao Vivo
27/10/2022  às 11hs06

Em Orleans familiares ainda podem realizar a limpeza dos túmulos para a celebração dos finados

Foto/Reprodução

Foto/Reprodução

Em entrevista ao Jornal da Guarujá, Yara Regina Martins e Vladimir Vagner Cesconetto, administradores do Cemitério Municipal de Orleans, passaram informações sobre esta data que é tão importante para os cristãos.

As famílias com parentes sepultados no cemitério municipal de Orleans têm até o dia 2 de novembro para realizar os serviços de limpeza com o uso de panos e balde para a celebração do Dia de Finados, que ocorre em 2 de novembro.

Até a última terça-feira, dia 25, familiares e prestadores de serviço estavam autorizados a limpar com mangueira e lava-jato.

De acordo com Yara, não há impedimento para a realização da limpeza, até mesmo no próprio dia 2, desde que haja respeito em relação aos outros túmulos ao redor “Se vai lavar e respingou em outro jazigo, deixe o outro limpo também, porque as pessoas já fizeram a limpeza na data anterior e agora eles vão lá, somente para fazer os retoques finais”.

Yara lembra ainda que os portões estão abertos para receber os familiares a qualquer horário, com total segurança.

Vladimir informa que desde quando a empresa assumiu a administração do Cemitério, não houve casos de furtos ou vandalismo no local. “Nosso cemitério é todo monitorado, nós temos 17 câmeras de monitoramento que pegam todos os pontos de saída. Temos uma visão de mais ou menos 80% do cemitério monitorado e temos também uma equipe de vigilância que atende 24 horas”.

Vladimir reforça que para os jazigos que não possuem acendedor de velas, no cemitério há um local específico para acendê-las.

Durante os dias 1º e 2 de novembro a Igreja Católica e a Igreja Luterana prepararam uma programação em celebração ao dia.

 Dia 29 de outubro

Missa pelos Finados – Igreja Católica

Rio Mimador às 16h

Curral Falso às 19h

Três Barras às 20h

 

Dia 30 de outubro

Missa pelos Finados – Igreja Católica

Rio Hipólito às 10h

 

Dia 1º de novembro

Procissão luminosa, às 20h30, partindo da Igreja Matriz Santa Otília em direção ao Cemitério. (Levar vela)

 

Dia 2 de novembro

Celebração Igreja Luterana, às 9h, na Capelinha central.

Missa de Celebração Igreja Católica às 18h00, na Capelinha central.

 

Confira entrevista completa no link do facebook aqui.


...