Fale Conosco, Ligue: (48) 3466-0533
Ouça ao Vivo
12/09/2022  às 16hs43 - Atualizado em 12/09/2022  às 16hs51

Candidata a Deputada Estadual pelo PSDB Giovana Galato é a entrevistada de hoje no Jornal da Guarujá

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Arquivo pessoal

Na manhã de hoje, 12, a rádio Guarujá recebeu em seus estúdios a candidata pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PDT),  Giovana Galato.

Filha de agricultores, a moradora de Cocal do Sul é odontologista especializada em saúde pública e odontopediatria, casada, mãe e exerceu o cargo de vereadora na cidade, entre os anos de 2017 e 2020.

Apaixonada por Saúde Pública e atuando na área há 17 anos, Giovana entrou para a vida política por diariamente vivenciar as necessidades da população na área da saúde. “O que me motivou foram as vivências nesses 17 anos de rede pública. Ouvindo as demandas, as necessidades, vendo pessoas sofrendo nas filas do SUS, morrendo por descaso médico, por falta de atendimento hospitalar, por falta de UTI”.

Carlos Della Justina, apresentador do Jornal da Guarujá questionou a candidata, caso eleita, como mudar questões na saúde que não funcionam atualmente? Giovana lembrou o porquê de a saúde pública ser prioridade e o sério problema da falta de reajuste na tabela SUS e que infelizmente por ser uma mudança a nível nacional, o deputado estadual não consegue mudar essa situação, mas consegue sim, lutar para conseguir a correção na tabela. “Lutar com nossos deputados, com nossos representantes, porque as contas não fecham. O que se passa de recursos a um hospital não é o suficiente. O hospital público precisa aderir as cirurgias particulares, planos de saúde para conseguir fechar as contas no final do mês”, destacou.   A candidata lembrou ainda que dessa forma, o Hospital fica limitado a realizar poucas cirurgias e que das quase 100 mil pessoas que aguardam na fila para realizar uma cirurgia eletiva, cerca de 25 mil são crianças.

Durante a entrevista, a candidata se questionou o porquê da não continuação da verba que foi destinada à saúde na pandemia, não continuar a vir para os municípios para que hospitais e UTIs sejam melhores equipados. Ela ainda contou o caso de uma adolescente de Cocal do Sul que faleceu recentemente pela demora de conseguir uma vaga na UTI. “É desesperador uma criança passar por isso e os pais terem que ir atrás de leito, fazer orçamento (uma diária na UTI custa em média R$ 10 mil reais)”, lamentou Giovana.

Educação integral, capacitação de professores, valorização dos educadores e tecnologia também foram assuntos abordados na entrevista. Giovana reforçou a importância de se atuar em prol do autismo. “Quero abraçar essa causa, representar essas mães atípicas no legislativo estadual. Vejo professores e auxiliares muitas vezes despreparados, jovens sem capacitação para auxiliar estas crianças com necessidades especiais. Não é culpa de quem está ali trabalhando, é culpa dos gestores. Faltam políticas públicas para essa causa”.

Sobre segurança pública a candidata reforçou a implantação de câmeras de identificação e melhores condições de trabalho e equipamentos para a área. “A gente tem que juntar a segurança com tecnologia e inovação pro bem da nossa sociedade, da nossa população”.

Como mulher, Giovana lembrou da importância de que  mulheres ocupem cargos políticos. No legislativo das 40 cadeiras, apenas 5 são ocupadas por mulheres.

Ao final da entrevista, a candidata pelo PSDB, reforçou que sua prioridade de proposta é a saúde de uma forma geral. Como dentista, a candidata reforçou a importância da implantação de programas nacionais de saúde bucal como o implante que já existem, mas que ainda não foram implantados em mais de cem municípios do estado.

Agricultura familiar, melhor acesso as propriedades rurais, reserva hídrica, saúde animal também fazem parte da proposta de Giovana Galato.

Giovana Galato agradeceu a todos os ouvintes e finalizou desejando representar Santa Catarina. “Quero representar vocês aqui da nossa região sul, representar você mulheres, mães, mães de crianças com necessidades especiais”.

O apresentador Carlos Della Justina e a candidata a deputada estadual Giovana Galato, no estúdio da Rádio Guarujá.


...