Fale Conosco, Ligue: (48) 3466-0533
Ouça ao Vivo
25/11/2020  às 12hs05 - Atualizado em 25/11/2020  às 13hs17

Não era amor, era cilada: delegado Ulisses alerta sobre golpe dos nudes e de clonagem do WhatsApp

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


O "golpe dos nudes" tem feito vítimas na região e, por conta disso, foi tema de entrevista à Rádio Guarujá nesta quarta-feira, dia 25. Conforme o delegado de Polícia, Ulisses Gabriel, criminosos criam perfis falsos nas redes sociais, se passando por jovens mulheres. Em seguida, abordam as vítimas (normalmente homens entre 20 e 50 anos) e passam a trocar fotos íntimas.


Após isso, começam a exigir pagamento, afirmando que a jovem é menor de idade, e ameaçam a denunciar à polícia. "A gente não tem que ficar conversando com pessoas que não conhecemos sobre qualquer situação. Então, imagine sobre questões de cunho erótico. Não converse. Se houver suspeita, bloqueie o perfil e, se for alvo do crime, procure a Delegacia de Polícia para que possamos tomar as devidas providências e não pague o valor exigido", orientou o delegado.


Outro golpe bastante comum é o da clonagem do WhatsApp. Os golpistas entram em contato com as vítimas visando conseguir o acesso ao aplicativo através do código de verificação do aplicativo. Os criminosos contam uma história falsa, prometendo vantagens e pedindo a confirmação através do código que é enviado por mensagem SMS ao celular da vítima. Quando conseguem o acesso ao WhatsApp, passam a pedir dinheiro aos contatos. "Muitas pessoas, com a vida atribulada e correria, não prestam atenção em detalhes importantes para a sua segurança", afirmou Ulisses Gabriel.


Visando evitar este golpe, o WhatsApp implementou um alerta nas mensagens de verificação de conta, avisando aos usuários para que não compartilhem o código recebido via SMS. A senha é pessoal e dá ao usuário a segurança de acesso. Além disso, Ulisses Gabriel explica que é possível que as pessoas adotem medidas de segurança no aplicativo, que dispõe da verificação em duas etapas. Para isso, basta abrir o aplicativo, clicar em Ajustes e em "Conta" e ativar a opção "verificação em duas etapas". Dessa forma, a senha de seis dígitos será solicitada sempre que a conta for instalada em um novo aparelho e também com frequência durante o uso do aplicativo.


Confira a entrevista completa neste link!