Fale Conosco, Ligue: (48) 3466-0533
Ouça ao Vivo
12/07/2017  às 10hs02

Epagri e Associação de Apicultores inauguram projeto do SC Rural em Orleans

Aconteceu na última sexta-feira (07), a inauguração do Projeto Estruturante elaborado pela Epagri junto a Associação de Apicultores de Orleans – AAPICOR, da comunidade de Taipa, Orleans.

O projeto faz parte do Programa SC Rural, do Governo do Estado de Santa Catarina e que é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Conforme o engenheiro agrônomo da Epagri, Fabiano Alberton, foram investidos no projeto total de R$ 522.665,00, sendo 260.500,00 através do SC Rural e R$ 262.165,00 de contrapartida dos apicultores. 

O engenheiro, enfatiza que os recursos foram utilizados na humanização do trabalho dos apicultores com aquisição e instalação de máquinas, equipamentos para melhorar e ampliar a capacidade de processamento de unidades extratoras de mel. 

A finalidade o projeto, segundo Alberton, é aumentar a quantidade de mel produzido pelos associados e expandir a capacidade de extração de cera derretida das unidades extratoras pertencentes aos associados da AAPICOR. Além disso, outro objetivo é consiste na multiplicação da renda e agilidade na execução do trabalho. A Associação de Apicultores de Orleans participa com aproximadamente 25% da produção de mel na região Sul, que por sua vez, a região participa com 60% da produção de mel do Estado, sendo destes 15% produzido pela associação.

Frabrícia Wenke, fez as apresentações do projeto nome da associação e mostrou-se grata pela realização. "Esse investimento é fruto de um trabalho desenvolvido com apoio da Epagri. Esse momento que estamos vivendo é histórico, resultado da luta do associativismo que buscou unir forças politicas e contou com a luta de pessoas de uma grandeza inigualável", salientou.


Participaram do evento além dos membros da diretoria e das famílias dos apicultores associados o prefeito de Orleans, Jorge Koch, o Gerente regional da Epagri de Criciúma, Fernando Damian Preve Filho, o presidente da FAASC, Nésio Fernandes Medeiros, o Diretor de Cooperativismo e Agronegócios da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina, Athos de Almeida Lopes Filho, o Secretário Municipal de Agricultura, Cristóvão Crocetta, o presidente do Sitro de Orleans, José Carrer Neto, o presidente do Legislativo de São Ludgero, Léo Fuchter, técnicos da Epagri das regiões de Criciúma e Tubarão órgãos de imprensa da região.

Após o ato inicial os presentes conheceram as reformas e ampliações nas unidades de extração de mel e equipamentos adquiridos pela AAPICOR.