Fale Conosco, Ligue: (48) 3466-0533
Ouça ao Vivo
16/05/2017  às 10hs17 - Atualizado em 16/05/2017  às 13hs20

Cota única do IPTU de São Ludgero poderá ser paga em outras agências bancárias

Foto: Divulgação/ASCOM São Ludgero

Foto: Divulgação/ASCOM São Ludgero

Os contribuintes de São Ludgero que pretendem pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em cota única e com desconto de 20% possuem agora nova alternativa: o pagamento poderá ser efetuado em mais agências bancárias, além da Caixa Econômica Federal e das lotéricas. A informação foi divulgada pelo secretário de Administração, Finanças e Planejamento do município, Rodrigo Pavei, em entrevista por telefone à Rádio Guarujá.

“Devido ao novo convênio firmado com a Caixa Econômica Federal, o pagamento era exclusivo nas agências ou nas lotéricas. Isso prejudicou, porque muitos contribuintes foram pegos de surpresa, causando certo congestionamento nos dias finais nessas agências. Devido a esse fato e para buscar alternativas que minimizassem o problema, conseguimos na última quinta-feira, junto com nosso setor de tributação, alterar o convênio e possibilitar que os pagamentos em cota única sejam realizados em outras agências bancárias”, revelou Pavei, em participação no programa Guarujá Notícias | 1ª Edição.

Essa é outra novidade para os contribuintes, que souberam na última semana da prorrogação do prazo de pagamento em cota única. Anteriormente, o vencimento era no dia 10 de maio e agora será no dia 31. Pavei elencou duas razões para esse adiamento: o atraso da empresa responsável para entrega dos carnês, que culminaram ainda na dificuldade dos Correios em realizar as entregas.

O secretário estima que entre 80 e 85% dos contribuintes receberam os carnês em tempo. “Foi uma decisão acertada [a prorrogação], pois contribui para que as pessoas que receberam em cima da hora tenham mais uma oportunidade para buscar a administração e pagar o IPTU em cota única. Isso faz com que nossa arrecadação seja alavancada de forma satisfatória e, com isso, possamos honrar nosso planejamento”, avaliou Pavei.

Além disso, o secretário revelou que São Ludgero já bateu a primeira meta de arrecadação que fora estabelecida e ultrapassaram o valor arrecadado no último ano com o pagamento em cota única. “Em 2016, em cota única, conseguimos arrecadar R$ 650 mil. Em 2017, já tivemos um aumento para R$ 800 mil. Confesso que é um percentual muito grande. A administração fica honrosa com isso, porque o contribuinte está cumprindo com a obrigação e isso é um sinal positivo. Buscando um histórico mais antigo, a adesão tem aumentado. Isso nos deixa agradecidos, porque a população está pagando os tributos em dia”, festejou Pavei.

Os contribuintes que optarem por efetuar o pagamento em quatro vezes, a primeira parcela teve vencimento no dia 10 de maio e as demais também serão nos dias 10 dos meses seguintes – junho, julho e agosto.

Ouça abaixo a entrevista completa:

Eduardo Madeira